Olá!!!

Que bom ter você por aqui!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Por que somos diferentes?


Trecho do texto “Evolução Humana” de MARCO ANTÔNIO CAMPO DALL’ORTO. CAPÍTULO 03: página 29-33
Disponível no site: http://pt.scribd.com/doc/52140510/EVOLUCAO-HUMANA-pdf
 

ADAPTAÇÕES GENÉTICAS
Somos diferentes?
Qual a razão para haver humanos diferentes fisicamente uns dos outros? Porque existem pessoas com a pele branca, outras de pele negra, os asiáticos com a pele amarela, pessoas de olhos puxados, cabelos lisos, loiros, ruivos ou crespos? São as razões dessas diferenças, que tentaremos responder neste capítulo de nossa apostila.
Adaptações humanas
Há 40 mil anos atrás, os humanos viviam em bandos, isto é, em tribos pelo mundo. Cada grupo de seres humanos então era como uma família. Nos dividíamos pelo sexo: as mulheres cuidavam das crianças e os homens caçavam e protegiam o bando.Nossos antepassados (os primeiros seres humanos) se deslocaram da África para diversos outros lugares do mundo.
Uma parte foi para a Europa e outra parte foi para a Ásia inicialmente. Esses humanos viviam tão distantes uns dos outros, que a vida deles passou também a ser bem diferente. Esses bandos viviam da caça de animais, da coleta de plantas, raízes ou frutas por onde andavam.Os humanos da África continuaram com a pele negra, pois quando a quantidade de pêlos foi diminuindo do corpo dos seres humanos, o que protegia pela contra os raios do sol,  a quantidade melanina na pele foi aumentando, para protegê-la do Sol. A melanina é uma pigmentação que dá cor a pela, então, quanto mais melanina, mais escura é a pele
Eles também possuíam o nariz mais largo, para que o ar quente pudesse esfriar um pouco até chegar ao pulmão, possuíam também o cabelo crespo para proteger o cérebro do Sol escaldante. Os humanos da África eram bem adaptados ao calor, eles conheciam muito bem as táticas de caça dos animais africanos e os lugares onde tinham água seguindo outros animais. Essas e outras adaptações ao ambiente africano, fizeram com que, os humanos africanos conseguissem desenvolver uma forma de vida bem especializada naquele ambiente de Sol escaldante.
Os humanos da Europa foram sofrendo mutações, pois precisaram se adaptar ao novo ambiente mais frio. Por isso, os corpos deles foram sofrendo grandes alterações. A pele não precisava mais possuir grande quantidade de melanina, pois não precisava mais proteger do Sol intenso. Os cabelos não precisavam mais proteger o cérebro do Sol escaldante. Assim, ao longo dos séculos, o cabelo dos europeus foi ficando liso para proteger a cabeça do frio como uma roupa, o nariz foi ficando mais fino para que o ar frio esquentasse um pouco mais até chegar aos pulmões e a cor dos olhos foi ficando mais clara, pois a íris não precisava ser negra para absorver mais raios solares e deixar a visão mais confortável para a pupila. Na Ásia, os humanos também não precisavam de muita melanina na pele e por isso são chamados de amarelos. Os olhos ficaram puxados para proteger da grande claridade que o Sol reflete na neve, além dos ventos fortes. Devido ao frio, seus corpos ficaram menores para não perder muito calor. Seus cabelos também ficaram lisos para aquecer a cabeça do frio.