Olá!!!

Que bom ter você por aqui!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aula: Jogos de Origem Africana-professora Maíza (Educação Física)

Um comentário:

  1. Escravos de Jó

    Pular corda


    Pular elástico


    Shisima

    Jogado por dois jogadores com três peças cada em um octógono. O objetivo do jogo é colocar as três peças em linha reta passando de ponto em ponto.

    Labirinto

    Quando jogado com dois,disputam no par ou impar. Quem acerta anda um ponto. Vence quem chegar primeiro no último ponto. Pode ser jogado por três ou quatro jogadores.


    Yoté

    É um jogo de origem africana, para dois jogadores. Inicialmente, as peças estão fora do tabuleiro e vão sendo gradativamente colocadas neste, e a tomada das peças é feita como no "Jogo de Damas".
    O tabuleiro de "Yoté" tem 30 buracos, divididos em cinco filas de seis buracos cada. Cada jogador deve ter 12 peças de cores ou formatos diferentes um do outro, de modo a serem facilmente diferenciadas.
    Cada jogador coloca uma peça no tabuleiro. A partir deste instante, alternadamente, os jogadores podem optar por colocar uma nova peça, ou mover uma que já esteja no tabuleiro. A movimentação se dá sempre para uma casa adjacente, horizontal ou verticalmente. Nunca diagonalmente.
    A tomada de peças do adversário ocorre como no jogo de damas, ou seja, saltando-se sobre uma peça do adversário, que esteja num buraco adjacente, caindo sempre em um buraco vago.
    Além da peça tomada, o jogador pode tirar outra peça do adversário a sua livre escolha.
    Aquele que ficar sem peças, ou com peças bloqueadas de modo a não poder mover-se, perde o jogo.
    O empate é possível, bastando que não tenham os jogadores peças suficientes para forçar a vitória.


    Mancala

    Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas. É jogado, habitualmente, com pequenas pedras ou sementes distribuídas inicialmente em quantidades iguais em cada uma das cavidades do tabuleiro. A movimentação das peças tem um sentido de "semeadura" e "colheita". Cada jogador é obrigado a recolher sementes (que neste momento não pertencem a nenhum dos jogadores), e semeá-las nas cavidades subsequentes no sentido anti- horário, inclusive nas cavidades do adversário. Sempre que passar pelo próprio depósito deverá deixar uma peça nele e nunca deixa no depósito do adversário. Seguindo as regras, em dado momento o jogador faz a "colheita" de sementes, que passam a ser suas. Ganha quem mais tiver sementes no final do jogo. É um jogo em que não há sorte envolvida, mas exclusivamente raciocínio lógico e matemático.
    Os jogadores se alternam para jogar. As estratégias do jogo envolvem movimentos calculados, que exigem muita concentração, antecipação e esforço intelectual; É um excelente jogo para o desenvolvimento da capacidade matemática das crianças, bem como para noções de proporção e estratégia. Sua simplicidade faz com que seja um jogo muito popular que, lentamente, começa a ocupar seu lugar entre os apreciadores de jogo do mundo.

    ResponderExcluir